Projeto de Pesquisa (2021 - Atual):
Práticas pedagógicas e de gestão educacional: um estudo sobre as (trans)formações digitais a partir do currículo de Sergipe
A pandemia de covid-19 intensificou o uso de dispositivos digitais na educação, tanto para o funcionamento das instituições quanto para a continuidade das práticas docentes. Diante dessa realidade, este estudo tem como objetivo investigar o uso das tecnologias digitais nas práticas de ensino e gestão educacional, no período de 2020 e 2022, desenvolvidas nas escolas estaduais de Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Areia Branca e Itabaiana, levando em consideração a concepção de culturas digitais no Currículo de Sergipe do ensino fundamental.
Edital FAPITEC/SEDUC 09/2021: Programa de Apoio a Núcleos de Estudos Avançados em Políticas Educacionais no Estado de Sergipe
Apresentação
Para atingir os objetivos traçados, os objetivos principais são estudar o conceito de cultura digital no currículo sergipano e a formação de professores durante o estudo, mapear os métodos, práticas e tecnologias digitais utilizadas por professores e gestores antes, durante a após a pandemia. Essa pesquisa, em andamento, aponta como resultados parciais lacunas no currículo quanto à concepção das culturas digitais, sobretudo em relação à fundamentação teórica e à abordagem de determinados termos. Além disso, os resultados também apontam para um maior uso do digital pela equipe gestora das escolas participantes, adotando plataformas e aplicativos em suas práticas tanto durante o ensino remoto emergencial quanto no retorno presencial.
Para atingir os objetivos traçados, os objetivos principais são estudar o conceito de cultura digital no currículo sergipano e a formação de professores durante o estudo, mapear os métodos, práticas e tecnologias digitais utilizadas por professores e gestores antes, durante a após a pandemia. Essa pesquisa, em andamento, aponta como resultados parciais lacunas no currículo quanto à concepção das culturas digitais, sobretudo em relação à fundamentação teórica e à abordagem de determinados termos. Além disso, os resultados também apontam para um maior uso do digital pela equipe gestora das escolas participantes, adotando plataformas e aplicativos em suas práticas tanto durante o ensino remoto emergencial quanto no retorno presencial.
Objetivos
Geral
Investigar as práticas pedagógicas e de gestão educacional desenvolvidas com as tecnologias digitais nas escolas estaduais de Sergipe, no período de 2020-2022, considerando a concepção das culturas digitais tecidas no Currículo de Sergipe do Ensino Fundamental e suas implicações para/na educação.
Específicos
- Conhecer o conceito de cultura digital definido no Currículo de Sergipe e tecido nas formações;
- Mapear as metodologias, as práticas docentes e as tecnologias digitais utilizadas pelos professores e gestores educacionais do ensino fundamental no contexto de culturas digitais;
- Relacionar as (trans)formações digitais nas práticas pedagógicas e de gestão educacional, no período de 2020 a 2022, a partir dos achados do mapeamento, com a proposta de culturas digitais definidas no Currículo de Sergipe;
- Elaborar proposituras formativas sobre culturas digitais com base nos achados do mapeamento;
- Publicizar, em forma de ebook no site do Projeto, os resultados das práticas pedagógicos e de gestão educacional desenvolvidos com as tecnologias digitais nas escolas estaduais de Sergipe no período de 2020 a 2022.
Inovação e/ou Originalidade Destacada na Pesquisa
Em tempos pandêmicos, no qual as medidas de contingenciamento e prevenção do Covid-19 se fizeram necessárias em todo o mundo, o cenário educacional brasileiro atual passa por um processo de readequação curricular, que visam práticas pedagógicas com a utilização das tecnologias digitais em todas as modalidades de ensino. Emergencialmente, os anos de 2020 e 2021 foram marcados pelo desenvolvimento do ensino remoto e/ou híbrido, com aulas síncronas e assíncronas, fazendo o uso das tecnologias digitais em ações pedagógicas e gestão educacional ganharem ainda mais relevância nos processos formativos, interacionais e mediação docente com crianças, jovens e adultos. Por conseguinte, devido aos avanços de vacinação da população brasileira, as aulas presenciais estão sendo retomadas gradativamente na educação básica.
Assim sendo, investigar como as práticas pedagógicas e de gestão educacional desenvolvidos com as tecnologias digitais nas escolas estaduais de Sergipe, considerando a concepção das culturas digitais presente no Currículo de Sergipe do Ensino Fundamental e suas implicações para a prática docente no período de 2019 a 2022, torna-se de grande relevância para avaliação dessas práticas, bem como dos processos de articulação curricular e ações formativas antes, durante e pós pandemia. Além disso, trata-se de uma pesquisa cuja problemática ainda não fora investigada e que busca, com seus resultados, tecer encaminhamentos relevantes para nortear as políticas públicas do estado de Sergipe no tocante ao uso das tecnologias digitais no contexto educativo, sobretudo trazer fundamentos para a formação docente com as culturas digitais.
INSERÇÃO NO SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO OU ÁREAS ESTRATÉGICAS DO ESTADO
O presente projeto se insere no Plano Estratégico do Estado de Sergipe, sobretudo na Estratégia “Implementar Política de formação, inicial e continuada, dos professores e profissionais da educação”, uma vez que propõe, a partir dos achados da pesquisa, construir Planos de Ações para formação continuada de professores e da gestão educacional, no contexto das culturas digitais, visando atender, inclusive, a melhoria da qualidade de ensino.