Projetos em Andamento
Do Grupo Ecult (2021- Atual)
Práticas pedagógicas e de gestão educacional: um estudo sobre as (trans)formações digitais a partir do currículo de Sergipe
A pandemia de covid-19 intensificou o uso de dispositivos digitais na educação, tanto para o funcionamento das instituições quanto para a continuidade das práticas docentes. Diante dessa realidade, este estudo tem como objetivo investigar o uso das tecnologias digitais nas práticas de ensino e gestão educacional, no período de 2020 e 2022, desenvolvidas nas escolas estaduais de Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Areia Branca e Itabaiana levando em consideração a concepção de culturas digitais no Currículo de Sergipe do ensino fundamental.
Do Grupo Ecult (2022- Atual)
Pesquisa e Processos Formativos com o Pensamento Computacional e as Tecnologias (Des)Plugadas
No mundo atual, as tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais estruturante de novas formas de pensar, de se relacionar, de se expressar, de criar, produzir e compartilhar saberes, sentidos e significados. Nesta sociedade, cada vez mais conectada em rede em que todos podem ser emissores e receptores de informações e que os dispositivos do cotidiano são programáveis, pseudo-inteligentes e se comunicam entre si, faz-se essencial estimular, nas crianças e jovens, a criticidade, a criatividade e o raciocínio algorítmico para formulação e resolução de problemas, para que, eles sejam capazes de explorar as potencialidades da rede e dos objetos conectados nela, compreendendo o seu funcionamento e permitindo também a sua programação quando necessário.
A humanidade tem projetado soluções e construído meios para aprimorar a comunicação e as tarefas do seu cotidiano. O pensamento computacional surge assim como uma possibilidade para resolver problemas, permitindo que os cidadãos ensinem as máquinas a realizarem as tarefas rotineiras e automatizáveis. Porém não é apenas com as tecnologias digitais e com a computação que é possível usar o pensamento computacional. Há em muitos países e também no Brasil experiências com este pensamento na educação básica, com atividades plugadas e/ou desplugadas, ou seja, digitais e analógicas ou (des)plugadas. Nesse sentido, como construir processos formativos com professores em formação inicial e contínua com o pensamento computacional e as tecnologias (des)plugadas? Quais as potencialidades do pensamento computacional para aprendizagens no ensino fundamental?
Para responder essas questões, esta pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades do pensamento computacional nos processos formativos inicial e contínuo de professores do ensino fundamental com tecnologias (des)plugadas. Esta é uma pesquisa em rede de natureza qualitativa, tendo com abordagem metodológica a pesquisa-formação, a qual não desvincula pesquisa e docência.
Fazem parte da equipe pesquisadores de seis universidades públicas brasileira de diferentes estados e uma pesquisadora da Universidade Aberta de Portugal, que já desenvolve pesquisa com o pensamento computacional. Os participantes da pesquisa serão os licenciandos, bolsistas de iniciação à docência do Pibid, bem como professores de escolas públicas. A análise dos dados da pesquisa será feita por meio de análise documental das propostas desenvolvidas por diferentes países que possuem o pensamento computacional nas suas políticas educacionais; e as noções subsunçoras, compreendidas também como categorias analíticas, que têm como objetivo abrigar de forma sistemática as informações que emergem do campo de pesquisa, apresentando-as de forma clara.
Projetos Anteriores
Do Grupo Ecult
EducAções - Um podcast para o ensino!
EducAções é um projeto de pesquisa do Departamento de Educação (DEDI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que tem como objetivo compreender como a produção de podcast potencializa a formação inicial docente contribuindo para a construção de práticas pedagógicas inovadoras. Este projeto é coordenado pelas professoras Simone Lucena, Fernanda Accorsi e Lívia Almeida e conta com a participação dos bolsistas de iniciação científica Pedro Antônio Santos Lima e Johnatan do Espírito Santo.
“EducAções”: a produção de podcast na formação pela pesquisa em educação
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como a produção de podcast potencializa a formação inicial docente contribuindo para a construção de práticas pedagógicas inovadoras. Desde o final do século XX, com a “popularização” da internet, novas interfaces de comunicação têm sido desenvolvidas para interligar pessoas de diferentes lugares e culturas. O século XXI tem permitido o acesso à internet e ao ciberespaço por meio de tecnologias digitais móveis e aplicativos conhecidos também pela abreviatura App do termo em inglês applications. Os Apps são programas desenvolvidos para serem instalados em telefones celulares e demais dispositivos móveis, disponibilizados em lojas on-line.
Esta investigação de natureza qualitativa tem como perspectiva metodológica a pesquisa-formação na cibercultura com abordagem multirreferencial. Na pesquisa-formação, os sujeitos envolvidos formam e se formam em contextos plurais, o pesquisador é implicado com o campo de estudo, construindo conhecimento com os sujeitos investigados. Isso significa que pesquisador e praticantes culturais formam e se formam em processo interativo de colaboração. Nessa pesquisa os praticantes culturais foram os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe – Campus Prof. Alberto Carvalho. Os dispositivos de produção de dados foram podcasts produzidos pelos alunos com as tecnologias digitais. Este projeto foi apoiado pelo EDITAL Nº 02/2020/POSGRAP/CINTTEC/UFS.
Em parceria com alunos da UFS, temos:
50+ Colaboradores
36 espisódios
e muito mais...
Coordenadoras do projeto
Bolsistas do projeto
Mais projetos de nosso grupo
2017 – 2021
A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: uma proposta em rede colaborativa acerca da gamificação na educação na era da mobilidade. (EDITAL CAPES/FAPITEC/SE/PROMOB N° 10/2016 – Faixa 100.000,00)
Descrição: Este projeto de pesquisa interinstitucional tem como objetivos construir uma rede de ensino e pesquisa com vistas a impulsionar o desenvolvimento de ações colaborativas e cooperativas, na perspectiva da qualificação da pós-graduação, bem como compreender como a cidade pode se constituir em espaços de convivência híbridos e multimodais de aprendizagem, utilizando o conceito de gamificação na educação. Esta proposta, que contempla pesquisadores três universidades brasileiras e seus respectivos programas de pós-graduação de regiões distintas do Brasil (UFS, UFMG e Unisinos), linhas e grupos de pesquisa, justifica-se pela necessidade de produção e difusão de conhecimento no campo da educação e da gamificação, bem como pela união de expertises e pela construção de uma perspectiva de ensino e pesquisa cooperativa, que possibilite contribuir para a qualificação do stricto sensu no que se refere à educação nas culturas digitais. Trata-se da criação de uma formação em rede colaborativa de ensino e pesquisa. Os docentes e discentes envolvidos poderão participar de atividades de cooperação nacional e internacional que estejam vinculados aos programas e aos grupos de pesquisa que integram esta proposta. Ao término deste projeto, um benefício significativo que merece destaque será a mobilidade entre os docentes e discentes, principalmente, para esses últimos, haja vista a oportunidade de vivenciar culturas e cotidianos diferentes, ressignificar referenciais teóricos para suas respectivas pesquisas, bem como redimensionar o olhar sobre o seu objeto de estudo a partir de novas redes de conhecimento e de relações. Este projeto é financiado com recursos aprovados por meio do EDITAL CAPES/FAPITEC/SE N° 10/2016 – Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Sergipe.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
2017 – 2019
APP-LEARNING NA ERA DA MOBILIDADE: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM CONTEXTOS ONLINE (EDITAL CAPES/FAPITEC/SE N° 01/2016)
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende investigar as potencialidades das tecnologias digitais e software sociais na era da mobilidade na formação de pesquisadores em contexto online no Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A opção metodológica desta pesquisa é a abordagem qualitativa devido ao fato desta abordagem ser a mais adequada às ciências humanas, em especial na educação. O método de investigação será estudo de caso que tem por preocupação principal compreender uma instância singular, especial. Para levantar os dados da pesquisa serão utilizadas técnicas como observações participantes nas disciplinas do Proped/UERJ com a finalidade de chegar mais perto dos sujeitos na tentativa de identificar quais software sociais, disponíveis para as tecnologias digitais móveis, são utilizados pelos pesquisadores em formação. Todas as informações encontradas, e observadas durante o período de levantamento de dados serão registradas no diário de pesquisa como forma de preservar as impressões, sentidos, sentimentos e significados vivenciados pelo pesquisador em cada fase da investigação. Os dados encontrados serão analisados dentro da abordagem multirreferencial que tem como principais pressupostos a pluralidade e a heterogeinidade.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.